Cubus Soluções

Etapas de implementação

Etapas de implementação
Conheça as fases de implementação de solução capaz de integrar CAD e ERP.

Tendo como uma das principais características a flexibilidade e possibilidade de customização, a plataforma do Integrador eCUBUS é desenvolvida e preparada para adaptar-se às mais variadas situações e necessidades de cada cliente.

Etapas de implementação

Ainda que seja uma solução customizável a cada segmento e operação, a implantação do Integrador eCUBUS passa pelas seguintes etapas:

  • Padrão de projeto do cliente

Será solicitado ao cliente, o envio de arquivos de projetos, tanto de modelos 3D como de desenhos de detalhamento, envolvendo peças e montagens, para que possam ser estudados pela equipe da Cubus Soluções.

Serão mapear as informações contidas nestes projetos, bem como recursos utilizados pelos projetistas no software CAD. Estes arquivos deverão ser entregues no formato nativo do CAD, podendo ser projetos simples, que não envolvam detalhes técnicos, como por exemplo projetos de escadas, proteções e suportes.

Obviamente, o sigilo e confidencialidade é garantido, além de toda e qualquer informação trocada com potenciais contratantes da solução.

  • Desenvolvimento

A partir dos arquivos enviados, a equipe de desenvolvimento vai preparar o Integrador eCUBUS, customizando rotinas específicas para empresa, bem como suas configurações, levando em consideração o escopo de desenvolvimento acordado previamente no ato da contratação.

  • Implantação

O Integrador eCUBUS será instalado em todos os computadores utilizados pelos projetistas da empresa. Lembrando que, o instalador é compatível com o sistema operacional Windows, nas versões 10 e 11.

Nessa etapa, as configurações definidas durante a fase de desenvolvimento, serão repassadas ao ambiente operacional da empresa.

 

  • Homologação

Com o acompanhamento da equipe da Cubus Soluções, os projetistas passarão a utilizar o Integrador eCUBUS em ambiente de teste, analisando criteriosamente os resultados obtidos, tanto no CAD como no sistema ERP.

Ajustes e correções, que se fizerem necessárias neste período de homologação serão realizados para viabilizar o escopo aprovado inicialmente. Assim, o Integrador eCUBUS passará a ser considerado como homologado.

  • Treinamento

O treinamento de projetistas envolvidos na operação de cada empresa é realizado pela equipe de desenvolvimento da Cubus Soluções. Todas as dúvidas são esclarecidas, como por exemplo, a origem dos dados pelo Integrador eCUBUS, e resultados obtidos.

Todas as etapas da implementação do Integrador eCUBUS são realizadas preferencialmente de on-line, com o uso de aplicativos de videoconferência e softwares de acesso remoto aos computadores em questão. Caso seja necessário poderão ocorrer visitas presenciais.

Dúvidas sobre a configuração do Integrador eCUBUS

A documentação relativa às configurações do Integrador eCUBUS e seus recursos, está disponível na nossa Wiki.

Sempre que houver dúvida, sugestão, necessidade de novo desenvolvimento, ou até mesmo necessidade de reportar erros no funcionamentos do Integrador eCUBUS, a equipe da Cubus Soluções estará preparada para ser contactada pelo e-mail suporte@cubussolucoes.com.br .

Michel Pezzi

A plataforma da Cubus incorporada ao SolidWorks se tornou algo muito prático e eficiente para a equipe de engenharia da Plamex, e se incorporou ao processo de projetos da empresa.

A grande vantagem, sem dúvida, é a flexibilidade do aplicativo ser customizado conforme as nossas necessidades e o grupo de desenvolvimento e programação da Cubus, em sempre se mostrar interessada em entender e sugerir melhores formas de solucionar os problemas.

Certamente a Plamex indica as soluções da Cubus para quaisquer indústrias, segmentos fabris ou áreas de aplicação em otimização de processos. Futuramente teremos interesse em desenvolver outro aplicativo específico para os processos de PCP e Compras, uma vez que foi comprovado grande ganho de tempo na Engenharia da empresa.

Nilson Kohls

Desde que a Perfor Máquinas começou a trabalhar com a Cubus Soluções, quando foi desenvolvido o Apliperfor até o atual eCUBUS, vimos que as informações antes feitas de forma manual se tornaram mais confiáveis de serem enviadas para o ERP (Sênior). Deixamos de preencher planilhas e de alimentar pastas de arquivos como PDF e DWG de forma manual.

Desenvolvendo a aplicação de forma personalizada, foram criadas regras para inserir informações sem pular etapas e garantindo que a peça desenvolvida será feita corretamente.

O desenvolvimento das aplicações de forma dedicada a nossa necessidade é um ponto muito forte na Cubus, pois trabalhamos com projetos especiais e diversos tipos de situações, onde o eCUBUS tem que se adaptar para possibilitar o envio correto destas informações ao ERP.

Nelson Teobaldo Ferreira

O sistema que tínhamos na Hergen antes do eCUBUS não se mostrava muito eficiente, tínhamos que interagir com três programas, o que tornava o processo demorado e passivo de erros, visto que trabalhávamos com informações nos três programas.

Com o eCUBUS passamos a interagir somente com o SolidWorks, onde a partir de uma janela do eCUBUS, que roda dentro do SolidWorks, fazemos todos os processos de consulta, cadastro e lançamento de estrutura, agilizando o processo, tornando mais eficiente e garantindo a qualidade das informações, pois não permite que o projetista/desenhista avance com as informações caso haja inconsistência.

Melhorou muito a eficiência e qualidade das informações, minimizando as inconsistências e ganhando muito tempo. Estamos satisfeitos com a aplicação de integração do eCUBUS e recomendamos.

Gustavo Fux

A Fimaco do Brasil faz uso da Engenharia 4.0 (automação da engenharia) através da Cubus Soluções com seus sistemas de integração, integrando o CAD SolidEdge do setor de projetos com o ERP Sênior, melhorando a consistência nas informações e reduzindo o tempo de projeto significativamente.

Com os sistemas da Cubus Soluções fazemos todos os processos de consulta, e lançamento de estrutura, agilizando o processo, tornando mais eficiente e garantindo a qualidade das informações.

Como os resultados foram além do esperado, ampliamos as fronteiras da nossa casa matriz na Argentina e o sistema de integração da Cubus Soluções otimizou as atividades do projeto no setor de engenharia da Fimaco.