Tem-se observado o uso cada vez mais intensivo de sistemas ERP pelas empresas, justificados pela necessidade de centralização e melhor controle de suas informações e processos.
Por outro lado, houve uma evolução significativa em termos hardware e software, tornando estes recursos mais acessíveis.
Realizando uma pesquisa na internet, pode-se encontrar uma vasta gama de alternativas para integrar softwares CAD e sistemas ERP. Uma combinação muito utilizada pelas empresas de engenharia, escritórios de arquitetura, estúdios de design de interiores, fabricantes de móveis e peças no geral.
Vantagens de utilizar um integrador
Na área de softwares CAD, maior estabilidade, melhor aproveitamento de hardware e novos recursos tem sido desenvolvido à medida em que novas versões estão sendo lançadas pelos seus fabricantes.
Quanto aos sistemas ERP, vemos a migração do ambiente desktop para as plataformas Web, com possibilidade de acesso e armazenamentos das informações em bases de dados na nuvem. O que torna a sua implantação mais acessível e prática em termos de implementação e utilização.
Fazer com que estes dois sistemas conversem entre si já é possível, por meio do Integrador eCUBUS, uma plataforma de desenvolvimento que pode ser executada tanto em ambiente CAD, para executar o gerenciamento das informações de projeto (leitura e gravação de dados), quanto no sistema ERP, realizando todos os cadastros de engenharia necessários para execução e organização da demanda derivada do projeto.
Quais empresas e segmentos podem utilizar o Integrador eCUBUS
Você deve estar se perguntando, quais empresas e segmento podem ser atendidas por este tipo de solução, integrando seus softwares CAD e ERP para facilitar a rotina de sua equipe e aumentar a produtividade e controle das atividades.
Veja a seguir quem pode utilizar o Integrador eCUBUS:
- Fabricante de máquinas;
- Produtos seriados;
- Empresas de automação industrial;
- Ferramentarias, fabricantes de moldes, matrizes e estampos;
- Prestadores de serviço de usinagem e estamparia;
- Fabricantes de móveis;
- Empresas de Pré-moldados;
- Empresas de estruturas metálicas;
- Fabricantes de eletrodomésticos;
- Departamentos de Ferramentaria e Manutenção das empresas;
- Fabricantes de eletro-eletrônicos;
Além disso, seja qual for o segmento da empresa, se ela utilizar softwares de projetos e tenha ou queira implementar um sistema ERP para gerenciamento de suas informações, essa solução pode ser viável em sua operação.
Salienta-se ainda, que o Integrador eCUBUS, pode ser utilizado nas mais diversas áreas da Engenharia, como Mecânica, Elétrica, Civil, Mecatrônica e Automação.
Como funciona o Integrador eCubus
A seguir, imagens ilustrativas do Integrador eCUBUS sendo executado nos softwares CAD mais utilizados no mercado brasileiro.
- Integrador eCUBUS sendo executado sobre o SolidWorks:
2. Integrador eCUBUS sendo executado sobre o SolidEdge:
3. Integrador eCUBUS sendo executado sobre o Inventor:
4. Integrador eCUBUS sendo executado sobre o AutoCAD:
Estas foram algumas telas e exemplos de como o eCUBUS funciona. Caso sua empresa não se encaixe nas indicadas acima, entre em contato com a Cubus Soluções, para analisarmos e propormos nossas soluções.